Produtos Naturais para Repelentes

Phytoattive

Com a chegada do verão, o calor vai aumentando e também a quantidade de insetos. Repelentes químicos sintéticos nem sempre são bem tolerados e podem ser um problema para pessoas sensíveis e resultar em alergias respiratórias, irritações de pele e sintomas dermatológicos. Na natureza, encontramos agentes repelentes naturais que poder ser utilizados com maior segurança à saúde e ao meio ambiente.

O uso de plantas como repelentes de insetos já foi citado na literatura greco-romana (27 – 70 AC), onde Caio Plínio e o médico Dioscorides registram o uso de losna (Artemisia absinthium L) como repelente de mosquitos e pulgas.

Em algumas regiões da Índia, as mulheres aplicavam Cúrcuma (Curcuma longa L) em óleo vegetal para a proteção contra mosquitos. No México, o Urucum (Bixa Orellana L) dissolvido em óleo vegetal é utilizado como repelente pela população contra mosquitos e outros insetos durante pescarias, no trabalho agrícola ou nas moradias. Desde o início do século XX, vários produtos naturais têm sido utilizados como repelentes de insetos.

A linha PHYTOATTIVE® conta com alguns Óleos Vegetais que podem ser utilizados nas formulações de repelentes. Vale ressaltar que é de grande importância a frequência da aplicação dos repelentes naturais, que devem ser utilizados várias vezes ao dia.

PHYTOATTIVE® CITRONELA ÓLEO ESSENCIAL (Cymbopogon nardus): é um óleo essencial extraído das folhas da Citronela, rico em Geraniol, Citronelol e Citronilal.  Pode ser utilizado em formulações de repelentes contra mosquitos, como sabonetes, loções hidratantes, velas e sachês, dentre outras. Não deve ser aplicado puro sobre a pele.

PHYTOATTIVE® CRAVO DA ÍNDIA ÓLEO (Caryophyllus aromaticus L): é um óleo natural obtido por prensagem a frio, sem o uso de solventes químicos ou adição de substâncias químicas. Com longa história de uso culinário e medicinal, é rico em Eugenol, Acetato de Eugenol, Beta Cariofileno, Ácido Oleônico, Triterpeno, Taninos, Ácido Gálico, Esteróides Glicosidicos, entre outros. PHYTOATTIVE® CRAVO DA ÍNDIA ÓLEO possui propriedades antissépticas, bactericida, repelente de insetos, entre outras podendo ser utilizado em formulações de loções e sabonetes repelentes.

PHYTOATTIVE® ALECRIM ÓLEO (Rosmarinus Officinalis L) é um óleo natural obtido por prensagem a frio que pode ser utilizado em formulações de repelentes naturais, em especial contra mosquitos, pulgas e carrapatos.

PHYTOATTIVE EUCALIPTO ÓLEO ESSENCIAL (Eucalyptus Globulos Label): é um óleo essencial extraído das folhas do Eucalipto, rico em Eucaliptol, pode ser utilizado em formulações de cosméticos repelentes de insetos.